quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

"American Gods" Neil Gaiman

American Gods
Ano: 2001

My rating: 1 of 5 stars

Esta é a primeira vez que me ponho a opinar por escrito sobre um livro do N. Gaiman, embora já tenham sido alguns os livros que me passaram pelas mãos.

A razão: uma visão amor/ódio dos livros dele.
Esta atrofia do meu cérebro não é fácil de explicar (pelo menos não de forma racional). É algo que começa com admiração profunda e genuína por uma imaginação capaz de criar histórias apresentadas nas sinopses, e termina numa desilusão de frustrações com a escrita dele. 


Escolhi "American Gods" para este post porque é um dos livros mais conhecidos de Gaiman, e um que tentei ler por duas vezes e por duas vezes acabei por o deixar de lado.
O meu marido leu-o. Adorou. E como não tenho como duvidar do bom gosto dele (afinal, o homem escolheu-me a mim para se casar) sou obrigada a render-me, e a dizer: "é pessoal."

Eu e os livros de N. Gaiman, simplesmente não temos química.

Talvez daqui a uns anos tente novamente regressar a "American Gods", entretanto, tenho já "Good Omens" na prateleira, e sendo uma publicação conjunta com Terry Pratchet, talvez sirva para me começar a reconciliar com a escrita fantasma de N. Gaiman.
Sim, porque o que o homem escreve, entra-me pelos olhos e passa-me de um lado ao outro, tal qual fantasma, sem deixar marca.



View all my reviews

5 comentários:

  1. Como sempre, adorei o teu post :)
    Gosto da forma descontraída e assertiva que escreves as tuas opiniões :D
    Agora sobre o Neil Gaiman, já li 4 livros dele. Gosto da escrita e do imaginário do senhor :) E gostei imenso da ironia que ele utiliza no Bons Augúrios (Good Omens). Mas como tu dizes, é pessoal. Também há autores que eu não consigo ler. Um deles é Philip Pullman, escritor da trilogia Mundos Paralelos. Todos os meus amigos adoraram e eu já li duas vezes o primeiro e não consigo gostar!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Kel :)
      És sempre bem-vinda a deixar os teus comentários ;)

      Eliminar
  2. Deixei no meu blogue um selo para o teu blogue.

    ResponderEliminar
  3. My dear Liliana há algum tempo que não escreves neste blog...

    Deixei-te um selo no meu blog (não sei se não será o mesmo que te deixaram aqui em cima mas se for...)
    http://ruthy-viajante.blogspot.pt/2013/04/selo-sem-selo.html

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. Verdade, ando desnaturada com as minhas opinações :P

    ResponderEliminar