terça-feira, 4 de dezembro de 2012

"The Marriage Plot" Jeffrey Eugenides

The Marriage Plot
Ano: 2011

My rating: 4 of 5 stars

Há meses que andava a chorar pelos cantos por um livro que me apaixonasse e finalmente "The Marriage Plot" aterrou nas minhas mãos, com Madeleine, Mitchell e Leonard.

Num cenário de faculdade Ivy League, a história acompanha os últimos dias destes três personagens em Brown (com analepses que me fizeram perceber Semiotica como nunca esperei) e a descoberta do mundo real, fora dos muros seguros da faculdade.

Pelos personagens, pelos diálogos, e por todo o ambiente de auto-descoberta, fez-me recordar o "One Day".
One Day
E tal como no livro de David Nicholls, o único aspecto que me deixou desiludida, foi uma ideia que é passada nesta história, a ideia de que crescer é um conjunto de más decisões e desilusões.

Madeleine, que "evitava por instinto pessoas instáveis" acaba por se envolver com Leonard que sofre de depressão crónica e é uma autêntica bomba relógio. Leonard por sua vez, tenta lidar com os efeitos secundários da doença e dos medicamentos que a controlam, e ao mesmo tempo vive num limbo de medição de forças com Madeleine na relação de ambos. Mitchell, curioso em explorar o lado espiritual da existência, embarca na típica viagem à India onde apenas encontra desilusão ao perceber o homem que realmente é.

Apesar desta pequena divergência de ideias, tenho um novo autor favorito, e com certeza que irei ler outros livros de Jeffrey Eugenides.
Pelo que pesquisei na net, infelizmente parece que ainda não há versão portuguesa deste livro.

Liliana


View all my reviews

2 comentários:

  1. Ando super curiosa com este livro! Agora que vi esta opinião, nem me aguento com os bichos carpinteiros! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazes muito bem em ler.
      Especialmente a primeira parte é fantástica :)

      Eliminar